Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Uma boa cama é fundamental ao cavalo

cama para cavalosOs substratos colocados nas baias e estábulos são importantes como camas aos equinos, principalmente aos animais de esportes, que ficam muito tempo no local. A cama deve ser macia, seca, plana e com propriedades absorventes, a fim de evitar o odor pela decomposição da urina e fezes. A umidade pode causar apodrecimento da ranilha, amolecimento dos cascos e doenças respiratórias causadas pelo cheiro.

Independente do material usado à cama deve ser limpa, conservada e o material usado deve ser reposto quando necessário. Também deve ser revirada diariamente, retirando a sujeira, como fezes.

O material utilizado na cama dependerá da região, qualidade, custos e utilidade do animal. Os materiais mais comuns são: maravalha, pó de serragem, pavimentos sintéticos, preparado de serragem, bagaço de cana, palha de arroz e areia.

Maravalha: raspas de madeira, muito utilizadas para os cavalos. Tipo de cama frequentemente encontrado nas hípicas, especialmente no sul e sudeste do país. A velocidade de consumo, e a necessidade de reposição, variam para cada animal e da forma como o tratador faz a limpeza. Absorvem bem a urina e é de fácil manejo. É difícil encontrar esse tipo de material, mas é uma das melhores camas.

Pó de serragem:  o pó passa a ser uma alternativa quando não é possível encontra serragem em flocos. Cuidado deve ser tomado em relação ao material pois, embora seja mais macio, absorvente, ele pode irritar as vias respiratórias, principalmente em animais alérgicos que podem vir a desenvolver a ORVA (Obstrução Recorrente das Vias Aéreas).

Palha de arroz: formam uma cama muito seca e absorvente e, entretanto recomendasse evitar o uso, principalmente por períodos prolongados. Devido a elevada abrasividade das cascas, devido ao seu conteúdo de sílica; ao serem ingeridas provocam irritações (lesões) das mucosas de estômago e intestino, que podem levar a gastrites e úlceras.

Bagaço de cana: apresenta os problemas semelhantes à palha de arroz. Os motivos de sua utilização esta na sua fácil disponibilidade e baixo custo. Porém, podem causar cólicas, pela sua fermentação ou contaminação e capacidade física de causar impactação cecal.

Areia:  o uso de areia é comum, e ainda que ela possa a primeira vista parecer um material ideal, é necessário atentar para a existência e possibilidade de cólicas de areia, que acontecem em terras de solo arenoso, quando o cavalo acaba ingerindo areia ao se alimentar. A areia se deposita, por gravidade, nas partes inferiores do intestino, de onde não é deslocada pelo movimento intestinal comum, podendo causar dores crônicas e absorção intestinal torna se insuficiente.

Borracha:  tipo moderno de cama as placas de borracha antiderrapante, trazem um inconveniente, pois não absorve a urina, deixando um cheiro desagradável de uréia no ambiente, então deve ser lavada diariamente. O custo de implantação é um pouco alto.

Assim, de todos os materiais citados, a maravalha é a melhor opção. Porém, deve ser observado o tipo de madeira utilizado na fabricação, evitando desconforto para os animais e criadores. De acordo com estudos, a maravalha de Pinus, é uma espécie que não apresenta alergias e problemas respiratórios, além de não em pretejar rapidamente, tem boa absorção da urina e cheiro agradável.

Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?

Quais os principais alimentos utilizados na alimentação equina?

Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?

Fonte: Mundo dos Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

   

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

manejo nutricional Equinos

 

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.