Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Sintomas da cólica equina

Cavalo anglo-arabeA cólica equina é uma moléstia que afeta os animais causando vários prejuízos, tendo em vista que ela é resultado de doenças que afetam o aparelho digestivo ou até mesmo outros órgãos.

As cólicas são classificadas em verdadeiras ou falsas, sendo as verdadeiras causadas por doença dolorosas do estômago ou do intestino, nesse tipo de cólica os animais apresentam defecação anormal. Já as cólicas falsas são consequências de moléstias do peritônio, baço, rins, órgãos internos e também doenças infecciosas e intoxicações alimentares.

A grande maioria das cólicas tem origem devido à irregularidade da alimentação, uma vez que os equinos tem estômago pequeno exigem rações frequentes e pouco volumosas. As cólicas aparecem quando há alterações bruscas na qualidade dos alimentos, irregularidade na distribuição da ração, alimentos muito moídos, refeição antes do trabalho, entre outros.

A cólica por ser classificada em espamódica ou flatulenta. Os sintomas característicos da cólica espasmódica são: dor contínua, o animal se retorce no solo, dá cabeçadas na barriga, dá patadas, transpira muito, a boca fica seca e a conjuntiva fica inchada. A cólica flatulenta é resultado da distensão do estômago ou do intestino por meio dos gases produzidos em excesso pela fermentação dos alimentos. Os sintomas apresentados pela cólica flatulenta são: dor contínua, mas pouco intensa e o animal muda muito de posição devido à distensão do abdome.

Quando observado algum sintoma e diagnosticada a cólica, o tratamento é realizado com a finalidade de eliminar a causa e aliviar a dor sentida pelo animal. Isole o animal e o deixe sem alimentação, chame o médico veterinário que indicará a medicação para cada caso.

Como realizar o exame clínico do sistema digestório? Como avaliar a anatomia topográfica, motilidade e dimensões dos equinos? Saiba mais sobre a terapêutica clínica em abdômen agudo. Confira!    

Fonte: Saúde Animal

Adaptação: Escola do Cavalo

     

Conheça o Curso de Cólica Equina (Módulo I)

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.