Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como prevenir a influenza equina

Como prevenir a influenza equinaA influenza equina também conhecida como gripe equina, acomete os animais com mais frequência em épocas frias do ano. Ela é causada por um vírus e é altamente contagiosa, uma vez que, é contraída por inalação. A influenza equina é a doença de ordem respiratória mais importante da espécie. A doença acomete geralmente animais de um a três anos de idade, trata-se de uma doença endêmica na América do Norte, Europa e América do Sul.

O contato direto com a secreção nasal possibilita o contágio e a transmissão da doença, através dos cochos e bebedouros de alimentação, manjedouras, embocaduras e a erossois de tosse ou espirro e também materiais de uso diário.

Os sintomas observados em animais contaminados são: febre alta com mais de 40º C; tosse prolongada e seca, sem secreção catarral; secreção nasal serosa; falta de apetite; apatia geral; desanimo; e perda de peso.

Quando observados os primeiros sintomas, o animal deve ser tratado, uma vez que, ela pode evoluir para doenças secundarias como a adenite equina, mais conhecida como garrotilho, pneumonia, babesiose/nutaliose, entre outras.

A prevenção da doença é feita através da vacinação, que acontece em duas etapas, primeira dose e reforço. Não existe um tratamento específico para a doença, mas os animais acometidos devem ser isolados, permanecer em repouso, evitando o estresse que agravam os sinais clínicos. No tratamento são usados medicamentos como drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINEs).

É importante que todo o tratamento seja indicado e acompanhado por profissionais qualificados.

Passo a passo em atendimento de emergência em equinos. Confira. Como diferenciar o animal saudável do animal doente? Qual a estrutura para os primeiros socorros?  

Fonte: CPT Curso Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.