Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Nutrição equina

cavalo-novoA nutrição equina é um fator muito importante no meio equestre, uma vez que, apresenta grande influência no resultado da criação e treinamento. O desequilíbrio nutricional causa grandes perdas na criação, assim é muito importante saber como balancear cada refeição, oferecendo ao animal os componentes necessários: água, energia, proteína, minerais e vitaminas.

Dentro da nutrição é muito importante que se ofereça as quantidades necessárias de alimento aos animais, pois excessos e deficiências podem ser prejudiciais. Assim, a água deve ser oferecida ao animal em quantidade de 45 a 50 ml por Kg, ela é o componente mais importante na nutrição animal, o seu excesso pode causar problemas neurológicos e a sua falta ocasiona diminuição no desempenho atlético e consumo de comida, além da desidratação.

Já a energia é um conceito que se baseia na quantidade de calor necessário para aumentar em grau um quilograma de água, levando em consideração a medida megacaloria (Mcal) equivalente a 1000 Kcal. As principais fontes de obtenção de energia são os alimentos ricos em carboidratos, gorduras e proteínas. A falta de energia causa perda de peso, diminuição do desempenho atlético, eficiência reprodutiva e produção de leite, além do baixo crescimento.

As proteínas que são formadas por vários aminoácidos, o aproveitamento pelo cavalo é em torno de 70 a 75%. A sua deficiência pode ocasionar pouco crescimento, emagrecimento, diminuição da capacidade atlética, pouca produção de leite, pelo feio e quebradiço, diminuição do crescimento dos cascos, depravação do apetite e coprofagia.

Dentre os minerais, que constituem 4% do organismo do animal, os mais importantes são o Cálcio (Ca), Fósforo (P), o sal (Cloreto de Sódio), o Selênio, o Cobre e o Zinco. A deficiência desses minerais pode causar desmineralização dos ossos, alargamento das articulações, fraqueza óssea, hiperparatireoidismo, entre outros.

As vitaminas têm como função atuar como promotores de crescimentos, auxiliar na cura de algumas doenças e ativar várias reações orgânicas.  A falta de vitaminas também podem ocasionar grandes deficiências que são prejudiciais à saúde animal.

Qual a importância de oferecer uma alimentação equilibrada para o equino?

Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos?

Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?

Fonte: Vet Blog Spot

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

manejo nutricional Equinos

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.