Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Prevenção e tratamento da claudicação em equinos

O aparelho locomotor dos equinos é composto de ossos, unidos pelas articulações, que são constituídas por ligamentos, cápsulas articulares e líquido sinovial. Os tendões conectam ossos e músculos, e é a contração destes últimos que gera o movimento. Assim, quando o animal apresenta algum tipo de manqueira são algumas dessas estruturas que estão comprometidas.

Existem dois tipos de manqueiras, as agudas e as crônicas. Sendo que as agudas surgem rápido, e muitas vezes estão relacionadas a algum tipo de acidente. Já as manqueiras crônicas existem a mais tempo, e vão piorando com o passar do tempo. O tratamento indicado dependerá de cada caso.

A claudicação nos equinos tem causas diversas e alguns fatores devem ser considerados como: a idade, os animais jovens podem sofrer pelo excesso de trabalho e esporte e os mais velhos pelo desgaste do sistema locomotor; o tipo físico e os aprumos; tipo de trabalho e tipo de peso, pois quanto mais pesado e/ou rápido o exercício, maior o impacto sobre o aparelho locomotor; ferrageamento incorreto; manejo e utilização, já que o confinamento e falta de rotina de treinamento são veneno para o aparelho locomotor dos cavalos, especialmente para os potros. O manejo inadequado e a genética também são fatores predisponentes a claudicações.

E ainda, as manqueiras podem ser causadas por pancadas nos rins, referentes a deficiências técnicas do cavaleiro, ou ainda de equipamentos mal ajustados.

A prevenção é feita evitando exercícios físicos exagerados, divisão da carga e peso que o cavalo carrega, fazer a ferração corretamente, realizar o manejo adequado, entre outros. Dessa forma, é preciso identificar a causa e eliminá-la.

Observado os sintomas a claudicação deve ser tratada seguindo dois aspectos: sintomático, enquanto não se chega ao diagnóstico completo pode ser oferecidos analgésicos para aliviar a dor; e específico que é o tratamento da causa da manqueira, até a cura ou a melhora máxima que pode ser obtida, dependendo da condição. O diagnóstico e tratamento são realizados pelo profissional competente.

 

Quer aprender a realizar o exame clínico do aparelho locomotor dos equinos? Saiba Mais.

Quais as principais enfermidades causadoras de claudicação?

Médico Veterinário: Conheça os melhores equipamentos para equinos.

 

Fonte: Vetnil

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.