Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Graus da claudicação em equinos

As patas dos cavalos são a estrutura mais anatômica e funcional, além de mais complexa do aparelho locomotor, é o centro da sustentação e base da propulsão da locomoção dos animais. Como os equinos possuem grande força física, tamanho e temperamento, eles se machucam com frequência.

As lesões afetam os membros locomotores e apresentam como primeiro sintoma a claudicação ou manqueira. A claudicação se caracteriza pela anormalidade ao andar, falta de coordenação, defeitos específicos de nervos ou rigidez articular.

Dentre as causas as que se destacam são: pedra entre a ferradura e a sola do animal; cravo mal pregado; desgaste com ferimento de sola; ferraduras que se encostam à sola; necrose da ranilha ou casco com broca; doença do osso navicular; laminite; calcificações; estiramento de tendões e ligamentos; e feridas em geral.

A claudicação é classificada em quatro graus, de acordo com a gravidade. No grau 1 a claudicação é vista quando o cavalo está trotando, mas não quando está caminhando. No grau 2 a claudicação é percebida ao caminhar, mas não há movimento óbvio da cabeça. No grau 3 a claudicação é óbvia ao caminhar, e há movimentação óbvia da cabeça.  Já na claudicação de grau 4, a mais grave, o animal não pode aguentar peso no membro afetado.

Observado alguma alteração no movimento normal dos animais o médico veterinário deve ser consultado, a fim de indicar o melhor tratamento.

 

Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação? Quer aprender a fazer o exame clínico do cavalo com claudicação? Clique aqui. Quais os principais tratamentos cirúrgicos da claudicação?   Fonte: Vaquejada e Cia Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.