Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A utilização da técnica da cesariana em éguas

A operação da cesariana também conhecida como cesárea, é uma técnica cirúrgica utilizada para retirar o feto de dentro do útero da mãe. Nas éguas esse tipo de parto é fácil, tanto para o feto vivo como morto.

A cesariana em equinos é feita para o tratamento de distocia em indicações de gestação bicornual com ou sem flexão do útero;durante o parto quando há a ruptura do útero, laceração grave da vagina ou edema exagerado nas regiões vulvo-vaginal e perineal; má apresentação de membros compridos; torção uterina a termo e em casos em que ocorre o prolapso da bexiga oudo reto.

Durante a realização do processo, os cuidados com a higiene são essenciais, tendo em vista que os equinos são extremamente sensíveis a infecções. Para se evitar qualquer tipo de contagio do animal, a fêmea deve ser encaminhada ao centro cirúrgico ou a locais apropriados, nestes os cuidados com a técnica cirúrgica e uso de antibióticos devem ser redobrados, evitando qualquer tipo de complicação na cirurgia.

O procedimento pode ser realizado com o uso de varias técnicas cirúrgicas como a do flanco esquerdo ou direito e ventro-lateral, porque opera o lado que permitir melhor acesso ao corno uterino grávido, e ainda a incisão na linha média.

Após a operação é necessário que seja aplicada um injeção de anatoxina tetânica, ouantibioticoterapia e fluidoterapia, e também deve ser dado a fêmea uma dose pequena de ocitocina intra-venosa (50 UI) para auxiliar na involução e expulsão das membranas e fluídos.

Antes da realização do procedimento, o médico veterinário responsável pelo tratamento e cuidados com o animal, deve avaliar a viabilidade do feto, o fator econômico de cada caso do uso da cesariana e também condições cirúrgicas necessárias para a realização do procedimento com sucesso.

 

Quais características fisiológicas e anatômicas importantes para otimização do desempenho reprodutivo equino?

Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva?

Quais as técnicas de coleta de sêmen em garanhões e ultrassonografia em éguas?

 

Fonte: Ebah Adaptação: Escola do Cavalo  

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.