Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A palpação transretal em equinos exige muitos cuidados

Utilizada com frequência nos atendimentos clínicos, bem como na avaliação do trato intestinal a palpação transretal permite alcançar variados órgãos internos dos animais como, intestino delgado e grosso, rins, baço, útero e ovários.

A palpação transretal em equinos exige muitos cuidados, pois há consistência das fases, mais contrações e maior risco de rupturas retal. A placenta é difusa e não existe

beliscamento.

A ultrassonografia  transretal auxilia a palpação, pois possibilita a visualização do útero, ovários e cervix. A vesícula embrionária pode ser observada a partir de 14 dias após a ovulação e de 15 a 20 dias a vesícula se assemelha a uma estrutura negra com uma mancha nos limites ventral e dorsal, geralmente o embrião não é visível. Já de 20 a 25 dias a imagem pode aparecer irregular dificultando a observação. O embrião aparece com pequeno disco numa extremidade onde o batimento cardíaco pode ser detectado a partir dos 25 dias. Aos 40 dias já se avalia as estruturas fetais como cabeça, abdômen, membros, e entre outros. A partir deste estágio há uma variação crescente no tamanho da vesícula de acordo com a raça. O diagnóstico precoce da gestação e causas de infertilidade na égua são apenas dois bons exemplos de sua utilização prática.

O ciclo reprodutivo da égua pode ser dividido em nove fases sendo a fase 1 o período entre 28 e 30 dias; fase 2 período de gestação com 35 dias; fase 3 período de gestação com 42 e 45 dias; fase 4 período de gestação entre 48 e 50 dias; fase 5 período de gestação entre 60 e 65 dias; fase 6 período de gestação entre 90 e 100 dias; fase 7 período de gestação entre 3 e 5 meses; fase 8 período de gestação entre 5 e 7 meses; fase 9 período de 7 meses até o parto.

Como a palpação transretal e a ultrassonografia são as duas técnicas mais empregadas no diagnóstico gestacional dos equinos, o médico veterinário poderá unir as duas técnicas em busca de benefícios.

 

Qual a principal técnica de exame transretal em equinos?

Quer aprender a realizar a ultrassonografia aplicadas a reprodução de éguas? Confira!

Equipamentos para reprodução equina, você encontra no Shop Veterinário. Saiba Mais!

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.