Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Reprodução equina necessita de cuidados

É precisar considerar os seguintes fatores durante a época de cio das éguas, histórico de aborto determinando a capacidade do animal em levar a gestação até o fim, cuidados com manejo, vermifugação e vacinação.

Os animais devem ser selecionados para a vida reprodutiva, uma vez que, manter um animal de baixa possibilidade gestacional não é lucrativo já que mesmo que ele emprenhe podem abortar antes de 90 dias.

As fêmeas selecionadas devem ser mantidas em piquetes destinados à reprodução nos próximos 11 meses. Os animais devem ser observados e cuidados diariamente, qualquer alteração que possa comprometer a gestação deve ser considerada.

As taxas de perda embrionária são altas, nos primeiros 60 dias de gestação, assim é preciso que se faça o exame ultrassonográfico de 15 em 15 dias. As gestações gemelares são raras, mas caso ocorra uma cria deve ser eliminada, já que o quadro compromete a fertilidade do animal.

As vacinas que devem ser ministradas são contra a raiva, leptospirose, herpes vírus e tétano, pois todas oferecem riscos à saúde e gestação do animal.

Visando o bem-estar e saúde do animal é necessário oferecer uma alimentação balanceada, com água e sal mineral. A partir do 8º mês de lactação a necessidade proteica e energética aumenta, assim como a quantidade de ração fornecida e também o fornecimento do alimento deve ser individual com controle de quantidade.

A vermifugação é feita a cada três meses, assim evita a passagem de parasitas por meio da placenta. A vermifugação externa também deve ser feita, principalmente a que se relaciona ao controle do carrapato.

O profissional capacitado deve acompanhar toda a gestação e cuidados aos animais, evitando assim qualquer tipo de perda que se relacionam aos cuidados necessários e indicação de medicamentos.

 

Passo a passo da anatomia dos órgãos reprodutivos da égua.Confira!

Quais são os ciclos reprodutivos da égua?

Qual o período gestacional da égua e da jumenta?

  Fonte: CPT Cursos Presenciais Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça o Curso Manejo Reprodutivo em Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.