Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Manejo e controle sanitário dos potros

egua e potro2Para que o nascimento e desenvolvimento dos potros ocorram de forma saudável são necessários alguns cuidados, que se relacionam aos animais prenhes, uma vez que a saúde do filhote depende dos cuidados que são destinados às fêmeas durante a vida intrauterina do potro.

As imunoglobulinas são repassadas ao filhote com a ingestão do colostro, por isso é importante que as fêmeas sejam vacinadas. O colostro contém eletrólitos, proteínas, gorduras e carboidratos, ele deve ser ingerido nas primeiras 24 horas de vida.

O cordão umbilical deve ser rompido por tração manual, pelo menos cinco minutos após o nascimento, deste modo todo o sangue contido na placenta será transferido para o neonato. A desinfecção e limpeza devem ser feita sem seguida, o engrossamento do cordão umbilical pode ser sinal de uma infecção.

            A vermifugação deve ser feita logo que o potro completar 30 dias de vida é necessário o uso de produtos adequado, indicado por profissionais capacitados. A vacinação deve ser feita a partir de 4 meses, e logo após o animal é desmamado.

Saiba mais sobre o manejo reprodutivo em equinos. Confira. O que fazer em caso de picada de cobras em equinos?  Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos veterinários.   Fonte: Pecuária Rural Adaptação: Escola do Cavalo    

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

 

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.