Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Caracterização da cólica equina

colica-equinaOs animais acometidos pela cólica apresentam dores abdominais resultantes das afecções que acometem o aparelho digestivo e também outros órgãos, pode ser classificada em cólica primária ou verdadeira e cólica secundária ou falsa.

            A cólica primária é proveniente do estômago ou do intestino, podendo ser estática em consequência do acúmulo dos alimentos, gás ou líquidos e ainda transitória quando acontece a distensão periódica local, decorrente dos espasmos e aumento dos movimentos peristálticos do intestino.

            Por sua vez os acúmulos estáticos são classificados como cólicas físicas, enquanto as distensões transitórias são classificadas como cólicas funcionais.

            A cólica secundária é originária das afecções do peritônio, baço, rins, intoxicações alimentares e também de outros órgãos internos.

            As cólicas mais frequentes nos equinos são as cólicas de impacto, por gases, espasmódica, causada por parasitas, colite e deslocamento ou torção gástrica.

            Os sintomas requerentes das cólicas são inquietação do animal com movimentos de raspar o chão, sapatear, escoicear o ventre ou deitar e levantar frequentemente; olhar o flanco; rolar no chão; deitar de costas; sentar de forma semelhante ao cão por um longo período de tempo.

            Se qualquer sintoma for observado é necessário buscar orientação do profissional. Para evitar que os animais sejam acometidos pela cólica é necessário realizar um bom manejo, cuidar dos dentes, controlar os parasitas e oferecer alimentação adequada.

Como realizar o exame clínico do sistema digestório? Como avaliar a anatomia topográfica, motilidade e dimensões dos equinos? Equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira.  

Fonte: Info Escola

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Cólica Equina (Módulo I)

Colica Equina

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.