30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Procedimentos realizados durante cesariana em equinos

O procedimento que se relaciona à cesariana é basicamente tranquilo tanto em fetos vivos quanto em fetos mortos.

A cesariana é utilizada no tratamento de distocia para as indicações: gestações bicornual com ou sem flexão do útero;parturição quando há a ruptura do útero, laceração grave da vagina ou edema exagerado nas regiões vulvo-vaginal e perineal; má apresentação de membros compridos; torção uterina a termo; e ainda em algumas circunstâncias em que ocorreu prolapso da bexiga ou reto.

Durante o procedimento é preciso tomar os devidos cuidados com a higiene, já que os equinos são bastante sensíveis a problemas infecciosos. A melhor forma de realizar a cesariana é encaminhando o animal ao centro cirúrgico ou em algum outro local que contenham as condições necessárias para a realização da cesária.

São recomendadas algumas técnicas cirúrgicas para a realização da cesariana, como do flanco esquerdo, flanco direito e ventro-lateral, dessa forma é permitido operar o lado de melhor acesso ao corno uterino grávido e a incisão é em linha média.

Após a operação deve ser aplicada a injeção de anatoxina tetânica ou antibioticoterapia e fluidoterapia, e ainda uma dose pequena de ocitocina intra-venosa (50 UI) pois na involução e expulsão das membranas e fluídos.

 

Quais características fisiológicas e anatômicas importantes para otimização do desempenho reprodutivo equino? Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva? Equipamentos e Utensílios Veterinários. Confira.   Fonte: Ebah Adaptação: Escola do Cavalo  

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.