Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Desenvolvimento da habronemose cutânea

habronemose cutânea é também conhecida como esponja ou feridas de verão. É uma doença que acomete os equídeos, ou seja, os equinos, os asininos e os muares, é causada por parasitas, sendo o agente etiológico o Habronemamuscae, Habronemamajus e Draschiamegastoma

São registrados maiores índices da doença durante o verão e primavera. A afecção resulta-se da reação de hipersensibilidade às larvas na pele, como ocorre em alguns tipos de alergias.

A habronemose cutânea acomete os machos e as fêmeas em qualquer idade, mas nos machos o pênis e prepúcio são áreas geralmente acometidas.

Os intermediários da habronemose cutânea são as moscas, pois quando as larvas são eliminadas nas fezes elas se alimentam e posteriormente depositam-nas novamente na pele do animal.

Os equinos podem adquirir a infecção gástrica pela ingestão de moscas mortas no alimento ou na água, a depreciação estética é grande e consequentemente os prejuízos econômicos também.

O desenvolvimento da habronemose cutânea começa com pequenas lesões nas pápulas com centro erodido,depois da evolução podem atingir 30 centímetros de diâmetro em poucos meses. As feridas apresenta aspecto esponjoso, róseo e sangra facilmente e no início pode ocorrer prurido intenso levando ao auto-traumatismo.

Os animais acometidos pela doença são tratados à base da associação de agentes sistêmicos e locais, com o objetivo de eliminar as larvas presentes no estômago e controlar a inflamação das feridas. É necessário fazer a vermifugação dos animais, manter a ferida coberta para evitar infecções secundárias, traumatismos e reinfestações.

 

 

Como realizar a avaliação pré-anestésica? Conheça a farmacologia de tranquilizantes e anestésicos. Confira! Os Melhores equipamentos para grandes animais. Confira.   Fonte: Equipe Veterinária UFV Adaptação: Escola do Cavalo    

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.