Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Princípios básicos da alimentação equina

O cavalo é um animal herbívoro especializado em digestão de fibras. O ceco, porção do intestino grosso que possui bactérias digerem as fibras transformando-as em nutriente, energia e vitaminas. Os equinos fazem pequenas refeições e com frequência, devem ser observados os princípios da alimentação desses animais evitando, assim distúrbios gástricos que possam prejudicar a saúde.

A água compõe aproximadamente 60% da massa corporal dos equinos, sendo assim o nutriente mais importante na composição das funções vitais. A água oferecida deve ser de qualidade, limpa e fresca. A única restrição no caso do oferecimento da água, é logo após o exercício físico, é necessário esperar que o animal volte a posição de descanso.

A forragem é o segundo nutriente importante na nutrição animal. As forragens devem compor no mínimo 50% de toda a matéria seca consumida pelo animal. As refeições de ração e volumoso devem ser alternadas, para que ambas sejam aproveitadas ao máximo pelo organismo equino, com espaçamento de uma a duas horas entre uma e outra.

O terceiro princípio da alimentação equina está relacionado à qualidade dos alimentos fornecidos, seja o capim ou a ração. Além da busca por alimentos de qualidade e de boa procedência, devemos prestar atenção ao estado dos alimentos que vamos fornecer ao equino. O quarto princípio se refere ao oferecimento de alimentos apropriados para cada categoria, ou seja, a ração certa é aquela que atende às exigências da categoria animal a que ele pertence.

Observando e seguindo estes princípios, os equinos estarão bem nutridos se os alimentos fornecidos forem de boa qualidade e fornecidos em quantidades adequadas, respeitando os horários da alimentação e evitando os exageros.

 

Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?

Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?

Qual a importância de uma alimentação equilibrada para os equinos?

 

Fonte: Cavalo Quarto de Milha

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.