Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ferração equina e sua importância

ferramento-equinoCuidar dos cascos dos equinos é uma forma de prevenir possíveis problemas relacionados à falta de cuidados e manutenção dos cascos, dessa forma evita doenças e consequentemente prejuízos econômicos ao proprietário.

Dentre os cuidados relacionados ao casco está a ferração dos animais. É necessário que um profissional capacitado observe frequentemente os cascos dos animais, pelo menos de seis em seis semanas, e mesmo que os animais não sejam ferrados é necessário que eles sejam aparados. As vantagens observadas em um animal ferrado destaca-se o conforto oferecido, uma vez que, o trabalho desempenhado pelo animal se torna menos cansativo e menos desconfortável.

As ferraduras devem ser trocadas a cada seis semanas e os cascos dos animais devem ser limpos todos os dias. Se a ferradura estiver incomodando o animal por algum motivo, ela deve ser retirada, para isso utilize o saca-rebites que corta a ponta dos cravos. Posteriormente utilize a turquês que separa a ferradura do casco, é preciso que seja feito de traz para frente e depois arranque a ferradura com um puxão para traz.

Existem dois métodos de ferração: quente e frio. Em uma ferração a frio a ferradura apresenta a mesma medida do casco do animal, cabendo ao ferrador fazer apenas os acertos na forma. Já na ferração a quente, a ferradura é aquecida, encostada no casco e a desigualdade do corte corrigida. Não é preciso ficar receoso, pois os equinos não sentem dor nessa região que não há nervos.

As ferraduras existentes no mercado são de aço, alumínio, plástico e ferro, porém a mais utilizada são as ferraduras de ferro. É bom o ferrador estar ciente que para cada tipo de animal, ou seja, para cada tipo de atividade realizada pelo animal, existe uma ferradura específica.

Fonte: Tudo Sobre Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Quer aprender a realizar o exame clínico do aparelho locomotor dos equinos? Saiba Mais.

Quais as principais enfermidades causadoras de claudicação?

Médico Veterinário: Conheça os melhores equipamentos para equinos.  

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.