Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Odontologia Equina: importante para saúde e bem-estar do animal

odontologia equinaA odontologia equina é muito importante no que se relaciona a saúde dos animais. As principais razões para a realização da odontologia nos equinos são a modificação dos hábitos e padrões alimentares dos animais, seleção de animais com problemas dentários para a reprodução e ainda o início das atividades desenvolvidas pelos animais cada vez mais cedo.

Os problemas frequentemente relacionados à odontologia são a cólica, queda do desempenho atlética e perda da condição física dos animais.

Dentre os problemas encontrados durante um exame oral temos o excesso de pontas de esmalte, maloclusão, dente de lobo, desordens de erupção e fraturas dentárias.

O excesso de pontas de esmalte podem lesionar as bochechas e a língua, levando a dificuldades e desconforto durante a mastigação e uso da embocadura.

A maloclusão é a relação anormal entre os dentes superiores e inferiores, podendo levar a formação de pontas, bicos e ganchos desnivelados.

Os dentes de lobo podem ferir as bochechas, a língua e ainda ao entrar em choque com o bridão podem ser extremamente desconfortável.

As desordens de erupção ou dentes decíduos precisam ser extraídos, pois podem causar problemas com a erupção dos dentes permanentes, doença periodontal e muita dor.

Já as fraturas dentárias são frequentemente encontradas no exame da cavidade oral, causam dor nas bochechas e na língua, além de promover a exposição e contaminação da polpa dentaria, podendo levar ao desenvolvimento da doença endodôntica e formação de abscesso periapical.

Os sintomas característicos de problemas dentários é o desconforto que leva o animal a jogar a cabeça para o alto, balançar a cabeça, morder a embocadura, entre outros.

Os exames dentários devem se iniciar ainda com os animais filhotes, detectando possíveis problemas e indicando o melhor tratamento.

Fonte: Tudo Sobre Cavalos 

Adaptação: Escola do Cavalo  

Quais as doenças dentárias são as desordens orais mais comuns nos equídeos? Saiba.

Qual a importância da odontologia na equideocultura? Veja aqui!

Equipamentos e Utensílios Veterinários. Confira!!

 

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Odontologia Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.