Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Anemia infecciosa equina

a-imagem-doA anemia infecciosa equina (AIE) se caracteriza por ser uma moléstia infecto-contagiosa que é causada por um vírus do gênero Lentivirus, da família Retrovírus. Quando o vírus se instala no organismo do animal permanece por toda a vida, podendo o animal acometido não apresentar sintoma. É uma doença basicamente crônica, embora possa se apresentar em fases que são hiperaguda, aguda e subaguda.

A transmissão da doença acontece por picada de mutucas ou moscas dos estábulos, materiais contaminados com sangue infectado, instrumentos cirúrgicos, groza dentária, sonda esofágica, aparadores de cascos, arreios, esporas, entre outros materiais. Os animais também podem ser infectados pela placenta, colostro e com o acasalamento. Os sintomas característicos da anemia infecciosa são febre, anemia, edema no abdômen, redução ou perda de apetite, depressão e hemorragia nasal. Quando observado os sintomas o diagnóstico se dá por meio de testes laboratoriais. Não há tratamento para a doença, se for diagnosticado algum caso a propriedade deve notificar o Ministério da Agricultura e os animais contaminados são sacrificados.

Fonte: Mais Equino Saiba diagnosticar e tratar doenças em equinos. Clique aqui Aprenda como proceder em casos de emergência em equinos. Clique aqui Saiba diferenciar o animal saudável do animal doente. Clique aqui  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.