Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ferração equina

alongamento-eme-quinos-245x200A ferração equina é um dos cuidados necessários e indispensáveis aos animais, evitando assim, problemas que podem acometer os cascos e influenciar diretamente na saúde e desenvolvimento dos animais.

Os equinos precisam ser avaliados por um profissional de seis em seis semanas, observando os cascos e fazendo a limpeza, ou seja, aparar o casco, mesmo que o animal não seja ferrado, pois a limpeza destes evita o aparecimento de futuros problemas.

Uma das vantagens observadas quando o animal é ferrado é o maior conforto, principalmente porque proporciona um desempenho menos cansativo e desconfortável.

Quando o animal é ferrado é preciso que a ferradura seja trocada de seis em seis semanas e todos os animais, ferrados ou não, precisam que os cascos sejam limpos todos os dias. Se for observado algum problema com o animal ferrado é preciso retirar a ferradura e realizar os cuidados necessários.

A ferração é realizada por métodos distintos, são eles a quente ou a frio.Na primeira, a ferradura é aquecida, encostada no casco e a desigualdade do corte é corrigida, o animal não sente dor,pois nessa área não tem nervos.Na segunda, a ferradura tem a mesma medida do casco, e o ferrador faz acertos na forma.

Existem ferraduras de ferro, alumínio e de plástico sendo as mais comuns às ferraduras de ferro. As ferraduras de alumínio são usadas em cavalos de corrida e as ferraduras de plástico aderente são usadas em cavalos que não aguentam os cravos. Outra opção de ferradura são as ortopédicas ou cirúrgicas, estas utilizadas em animais que foram acometidos por laminite ou doença do navicular.

A escolha da ferradura dependerá do tipo de atividade realizada por cada animal, assim é possível obter maior conforto e consequentemente maior desempenho do equino.

  Quer aprender a realizar o exame clínico do aparelho locomotor dos equinos? Saiba Mais. Quais as principais enfermidades causadoras de claudicação? Médico Veterinário: Conheça os melhores equipamentos para ferrageamento de equinos.

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.