Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Hemoparasitos que acometem os equinos

carrapatosOs hemoparasitos que acometem os equinos são agrupados em grande número de agente etiológicos que podem causarvárias doenças acometendo os animais e também o ser humano. O agente de destaque é a Babesia causadora de várias moléstias.

As Babesias são protozoários parasitas intraeritrocitários que são transmitidos por carrapatos através do aparelho bucal, ou seja, da picada. A babesiose é causada por dois tipos de protozoários intraeritrocitários, a Babesiacaballie a Theileiraequi que infecta inicialmente os linfócitos e depois as hemácias.

A transmissão da Babesiacaballi ocorre de forma transovariana - vertical. A Theileiraequi ocorre forma transestadional - horizontal. Os sintomas causados pela infestação por estes protozoários são diferentes, porém a contaminação pela Babesiacaballi mais mansa. O animal infectado pode vir a desenvolver os sinais da contaminação após um período de incubação de 5 a 28 dias.

Os sintomas frequentes da contaminação por Babesiacaballi são febre, anemia hemolítica, icterícia e hemoblobinuria. A contaminação por Theileiraequi causa depressão, anorexia, incoordenação, secreção nasal serosa, entre outros. Outros animais podem desenvolver a contaminação sem apresentar nenhum sintoma, chegando até a morte.

O diagnóstico é dado com a realização do exame direto ao microscópio com a pesquisa de parasitas. O acompanhamento por profissionais capacitados permite melhor tratamento e consequentemente desenvolvimento dos animais.

  Fonte: Revista + Equina Quais fatores podem afetar o manejo reprodutivo de um haras? Quais os equipamentos mais usados para a construção de uma cerca elétrica? Como fazer o manejo da nutrição de equinos de forma correta e eficiente ?  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.