Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Transmissão da adenite equina

DSC04545A adenite equina é popularmente conhecida como garrotilho. É uma doença causada pela bactéria Streptococcus equisubsp. Equi. Essa bactéria é contagiosa e causa a inflamação mucopurulenta no trato respiratório anterior dos animais e quando não tratada pode levar à morte.

A transmissão ocorre de forma direta entre os animais que incubam a doença, que apresentam sintomas, mas estão em recuperação e de forma indireta (fômites). A bactéria apresenta um período de incubação de três a catorze dias.

É observado um quadro de faringite e rinite, pois a bactéria fixa-se nas células epiteliais da mucosa nasal e oral e envolve as mucosas nasofarígeas. A bactéria envolve a mucosa e o tecido linfático faríngeo, quando o organismo está enfraquecido e não tem condições de impedir o processo inflamatório. A doença evolui e forma abscessos, depois de 7 a 14 dias, fistulam e são drenados, há a liberação de pus que contém dezenas de bactérias que contaminam o ambiente.

Os animais acometidos apresentam processos infecciosos generalizados, secreção nasal serosa, mucopurulenta e purulenta, tosse produtiva, dor na região mandibular e linfadenopatia. O diagnóstico é feito com a observação do quadro clínico e do isolamento da bactéria através da secreção nasal ou do material retirado dos abscessos.

O tratamento será indicado de acordo com a evolução da adenite, os animais precisam ser acompanhados por um profissional capacitado.

  Fonte: www.infoescola.com   Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação? Como realizar aproximação e contenção segura do animal? Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui.  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.