Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Caracterização da leptospirose equina

Raquitismo equinoCausada por bactérias do gênero Leptospira, a leptospirose se caracteriza como uma doença infectocontagiosa que pode vir a acometer vários animais domésticos, silvestre e também o homem.

O surgimento da leptospirose está diretamente relacionado a fatores climáticos e ambientais podendo manifestar-se em níveis endêmicos ou gerar surtos.

As bactérias do gênero Leptospira são poucos resistentes a temperaturas entre 50 a 60o, mas quando estão em condições favoráveis podem viver por longos períodos, porém as bactérias só se multiplicam durante o período de infecção.

Quando a doença acomete os equinos ela causa nascimento de crias fracas, natimortalidade ou mortalidade neonatal e aborto. A leptospirose também é responsável por um terço dos natimortos e da morte perinatal que pode ocorrer por infecção bacteriana.

A leptospirose é transmitida através da exposição dos hospedeiros à água contaminada com urina ou tecidos vindos de animais infectados com as bactérias. Os sinais da doença podem se apresentar como oculares, sistêmicos, respiratórios ou reprodutivos, mas a maioria dos animais não apresentam sinais clínicos evidentes.

Para confirmar a doença é preciso realizar exames laboratoriais, como testes imediatos, sorológicos, de isolamento de leptospras e métodos moleculares. Para evitar o aparecimento da doença é necessário tomar medidas de higiene apropriadas e vacinar todo o plantel.

Fonte: Revista + Equina   Como diagnosticar uma doença que ataca equinos. Equipamentos para profissionais da área de equinos. Veja ofertas. Aprenda aplicar injeções, fluidoterapia, bandagens, técnicas de imobilização, aplicação de medicamentos oculares e entre outros. Clique aqui    

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.