Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como identificar a idade dos cavalos?

cavalos no campoA identificação da idade dos equinos pode ser feita com a visualização da sua aparência e com a análise da evolução da arcaria dentária dos animais.

Os potros tem o corpo pequeno, membros muito compridos com as articulações grossas. A cabeça tem o aspecto mole, os traços são mal definidos com olhos e ouvidos grandes e focinho pequeno e macio, a crina e cauda são curtas e macias, os potros também apresentam movimentos irregulares.

O potro em seu primeiro ano de vida mantém aspecto jovem, desajeitado e descomposto, os membros continuam desproporcionais em relação ao corpo, cabeça indefinida, cauda e crina curta e felpudas e também apresentam movimentos irregulares.

No segundo ano de vida o potro continua com ar jovem, mas os membros já são proporcionais, a cabeça definida, o corpo é imaturo e apresenta pouco músculo, as crinas e cauda são mais crescidas, porém curtas.

Em seu terceiro ano de vida o potro apresenta futuro aspecto adulto, mas são pouco musculados, mantendo a expressão jovem.

Os equinos mais velhos apresentam falta de cor, a cabeça apresenta buracos nas fontes e estrutura óssea saliente, os lábios inferiores soltos e abertos, a massa muscular é menor ao longo das costas e dos quartos, o movimento do animal é mais lento, cuidadoso e rígido.

A idade também pode ser observada pela arcaria dentária. Ao longo da vida os equinos apresentam duas dentições, uma de leite e outra definitiva. Assim, com 1 ano o cavalo tem seis dentes não gastos em cada maxilar; com 2 anos um conjunto de dentes de leite já gastos; com 2 anos e meio dos dentes centrais estão sendo substituídos por dentes definitivos, que apresenta um bordo mais cortante; ao completar 3 anos os dentes definitivos do meio já nasceram totalmente; aos 4 anos já nasceram mais dois dentes definitivos junto aos centrais; aos 5 anos nasce um dente canino por trás do incisivo; quando o animal completa 6 anos a dentição está completa; aos 7 anos aparece a "cauda de andorinha" nos dentes do lado; e aos 8 anos a cauda desaparece e as mesas dos dentes apresentam-se arredondadas e desgastadas.

Após o animal completar 8 anos é difícil calcular a idade pelos dentes. A partir dessa idade o desgaste vai se processando, como a inclinação das maxilas que aumenta a medida que o animal envelhece.

Fonte: www.mundodosanimais.pt

Conheça o curso de Odontologia e aprimore seus conhecimentos!!

11

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.