Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Necessidades alimentares do cavalo de esporte

Alimentação2As bases alimentares dos animais de esporte são as mesmas, independentemente do tipo de esporte realizado, diferenciando somente a quantidade de nutrientes e a qualidade dos suplementos que devem ser oferecidos aos animais. A dieta alimentar precisa ser equilibrada, suprindo as necessidades do animal sem deficiência nem excessos.

É preciso oferecer volumoso em quantidade e qualidade adequados, água fresca e limpa e sal mineral específico à vontade. O suplemento deve ser oferecido de acordo com a necessidade do animal, que nesse caso é diferente de acordo com o esporte que realizado.

A suplementação adequada deve ser feita de acordo com: a raça do animal tendo em vista que algumas têm aproveitamento mais eficiente que outras; temperamento, pois os mais nervosos possuem necessidades maiores que animais mais calmos; digestibilidade individual que variação de indivíduo para indivíduo; clima de 10 a 20 % de variação; baia ou pastagem, pois animais estabulados têm restrição no fornecimento de volumoso, o que pode aumentar as necessidades de concentrado; estado geral que é muito importante ao se avaliar as necessidades do animal em função também do peso, se o animal estiver muito magro é preciso superestimar as necessidades até obter o peso ideal.

Quando o cavalo estiver acima do peso é preciso fazer com que emagreça até o peso ideal. As necessidades específicas do trabalho são de água;energia sob a forma de gordura, óleos e menos amido e grãos; e sais minerais mais especificamente os eletrólitos(Ca, Mg, K, Na e Cl).

Durante uma competição é preciso evitar as alterações bruscas na dieta durante as três semanas que antecedem a disputa; não oferecer alimentos a base de grãos nas 3 horas que antecedem a competição; em competição a longa distância manter o animal com água e volumoso à vontade; em competição de curta distância manter o animal somente com água à vontade.

  Fonte: www.equinocultura.com.br   Saiba tudo sobre a preparação e apresentação de cavalos marchadores para pista. Aprenda como formula ração dietas e rações para equinos.

Esporte equestre

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.