Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Peritonite em equinos

107896_Papel-de-Parede-Cavalo--107896_1152x864A peritonite é caracterizada como uma severa complicação nasafecções da cavidade peritoneal, ou seja, inflamação do revestimento mesotelial da cavidade peritoneal que pode ser fatal ou uma condição permanentemente incapacitante. A peritonite pode ser primária ou secundária, esta mais frequente e pode ainda, ser também associada com desordens infecciosas ou não infecciosas.

Os equinos têm alta susceptibilidade à moléstia, e nos animais portadores de síndrome de cólica compõe numa das mais graves complicações. A sua maior sensibilidade é atribuída ao menor tamanho do omento, quando comparado com outras espécies e a insuficiência de eliminar com precisão o processo infeccioso.

A peritonite apresenta-se de diferentes formas. A forma séptica é a mais comum, os microrganismos patogênicos proliferam em passo acelerado, e determinam processo infeccioso grave.

A mortalidade entre os animais diagnosticados positivamente varia de 30 a 67%. O tratamento bem sucedido e um prognóstico exato dependem da identificação correta da causa, assim como da avaliação da severidade do processo inflamatório que acomete os equinos.

  Fonte: ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.6, n.9, 2010 Pág.1   Saiba como realizar um Exame Odontológico. Equipamentos e materiais para atendimento em equinos.  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.