Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Odontopatias em equinos

???????????????????????????????Na odontologia equina a avaliação radiográfica do crânio e mandíbula auxilia no diagnóstico, prognóstico e monitoramento dos possíveis problemas orais.

Por meio das imagens radiográficas observa-se o contraste entre os tecidos mineralizados que são o esmalte dentário e estruturas ósseas e o gás contido em estruturas cavitárias do crânio, como os seios paranasais. Geralmente, o exame radiológico é indicado nos casos de: malformações congênitas ou adquiridas; alterações do número ou de posicionamento dentário; processos infecciosos dos dentes, mandíbula, seios paranasais; processos traumáticos; disfunções oclusais; monitoramento pós-correção, trans ou pós operatório.

Para a realização do exame é necessário conter o animal restringido ao máximo os movimentos de cabeça, pescoço, língua, tosse, relincho, e outros. Em muitos casos é necessário a sedação profunda ou anestesia geral, principalmente para as técnicas oclusais.

Os equinos podem ser acometidos pela  bragnatia, prognatia, polidontia, oligodontia, anadontia, microdontia, infecções dentárias periapicais, sinusites relacionadas a dentes superiores, fraturas de mandíbula e tumores.

O uso da radiografia na interpretação de moléstias que acometem os equinos assume importante papel no auxílio diagnóstico e na detecção precoce ou tardia, e dessa forma possibilitando ao médico veterinário tratamento mais adequado a cada tipo de problema que venha acometer os animais.

  Fonte: http://luizrapp.com.br   Você já pensou em quanto deixa de ganhar financeiramente por não saber realizar tratamento odontológico em equinos?  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.