Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Casqueamento equino

laminiteO casco dos equinos é um estojo córneo que serve como base para a sustentação dos membros e do peso do corpo do animal. Quando o animal apresenta algum problema nos cascos, ocorrer alterações locomotoras, especialmente nos membros anteriores, podendo levar os equinos a apresentarem claudicação.

As alterações dos cascos pode ser resultado de defeitos de conformação ou do casqueamento feito de maneira errada. Isto gera perda econômica ao proprietário, se considerarmos os gastos com médico veterinário, ferrador, tempo de treinamento perdido, alimentação e investimentos na seleção dos animais.

O casqueamento deve ser iniciado quando o animal completar aproximadamente 4 meses. Quando for observado desvios severos, o casqueamento deve ser feito a partir dos 2 meses de idade. Os defeitos de aprumos só são corrigidos até os 12 meses, devido ao fechamento das cartilagens.

É preciso conhecimento para casquear o animal, a retirada do material deve ser feita aos poucos a fim de evitar dores nos cascos. Conhecer a anatomia do casco, envolvendo suas estruturas, é importantíssimo para evitar problemas. As funções do casco são: proteção, amortecimento, sustentação, impulsão e bombeamento sanguíneo.

Nos animais adultos o casqueamento pode ser feito a cada 30 dias, pois facilita a movimentação dos membros, o desempenho e deixa os cascos mais saudáveis, também evita problemas articulares e tendíneos.

  Fonte: www.acemb.com.br   Saiba mais sobre os principais enfermidades causadoras de claudicação. Materiais e equipamentos utilizados no trato dos equinos. Entenda a importância da odontologia na equideocultura.

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.