Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Técnica de coleta de sêmen do garanhão

reprod_4A coleta de sêmen dos garanhões pode ser realizada por vários métodos, entre eles, a utilização do preservativo de látex especial, a coleta por manipulação do pênis com auxílio de compressas aquecidas e a manipulação medicamentosa. Porém, o método mais difundido e utilizado é a vagina artificial.

A vagina artificial simula as condições anatômicas normais da vagina da égua, para que seja feita a colheita do sêmen dos garanhões. Existem no mercado vários modelos, e a escolha adequada dependerá da aceitação ou preferência de determinados garanhões, do custo e disponibilidade.

Depois da assepsia do pênis do garanhão é necessário iniciar a coleta do sêmen que pode ser realizada com uma fêmea em cio. O garanhão deve subir na égua e o médico veterinário precisa desviar o pênis para a vagina e fazer a colheita.

O uso da égua na coleta do sêmen pode machucar os animais e o veterinário, por isso é recomendado o uso de manequins, ou seja, o garanhão irá subir no manequim, evitando assim possíveis acidentes.

  Fonte: http://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/gfc.pdf   Inseminação como ferramenta no melhoramento genético. Avaliação macroscópica e microscópica do sêmen.   TE Equinos  

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.