Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Pneumonia em potros

cvvO Rodococcus é o agente causador da pneumonia em potros. Pode ser encontrado no solo, no ar e no trato intestinal, podendo acarretar linfangites, abscessos subcutâneos, abscessos no mesentério, diarréias, artrites sépticas e osteomielites. A defesa do organismo depende da imunocompetência, do segundo ao quarto mês de vida, quando a imunidade começa a cair.

A infecção pode ocorrer por inalação do agente ou porcoprofagia de potros neonatos, neste caso mais raro, o processo pode se restringir somente ao trato gastrintestinal. A infecção pulmonar pode ser super aguda, levando os animais à morte antes de apresentarem os sintomas. Geralmente apresentam dispneia e debilidade, com a evolução pode haver hipertermia, aumento da frequência cardíaca, corrimento nasal bilateral mucopurulento e tosse branda e profunda.

O diagnóstico é dado com base na característica epidêmica ou endêmica da moléstia e nos sinais clínicos. Quando realizado exames laboratoriais, é possível observar a leucocitose com neutrofilia, monocitose e fibrinogênio elevado. O exame de raio X se torna importante na avaliação da gravidade e para orientação da terapia. Porém, o método mais importante de diagnóstico é o lavado traqueobronquial ou bronquioalveolar.

Dependendo do caso o tratamento pode ser feito via oral com antibioticoterapia associando eritromicina e rifampicina, e ainda por medidas auxiliares, como broncodilatadores, mucolíticos e antiinflamatórios não esteroidaisque aliviam a insuficiência respiratória.

  Fonte: Universidade Federal do Paraná   Como Realizar um Exame Odontológico . Anatomia da Cavidade Oral dos Equinos.  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.