30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Doenças obstrutivas

z67As doenças gastrintestinais obstrutivas podem acometer os animais adultos e os potros. As doenças podem ser classificadas em mecânica ou funcional. Nos potros é mais frequente a intussuscepção e vólvulo do intestino delgado, condições geralmente secundárias a diarreia. Outras causas de obstrução e desconforto abdominal são a torção cecal, colônica e as hérnias encarceradas.

A intussuscepção pode causar quadros de cólica aguda difíceis de distinguir de quadros de dor proveniente de vólvulo, é comum em potros de duas a cinco semanas de idade. Pode acometer por três formas: aguda; subaguda e crônica. A forma aguda se caracteriza por dor abdominal grave de início súbito, que tem comportamento progressivo. Já na subaguda os animais sofrem de anorexia, depressão e dor persistente.

Nas intussuscepções que acometem os animais nas formas crônicas, os surtos repetidos de obstrução causam alterações compensatórias do jejuno, proximal à lesão, incluindo dilatação jejunal prolongada, espessamento da camada muscular e áreas de equimoses ao longo da superfície antimesentérica.

O desafio em diagnosticar a provável causa de obstruções gastrointestinais em potros é o tamanho do intestino, o médico veterinário deverá tentar classificar a desordem gastrintestinal pelo processo patofisiológico que foi desencadeado, direcionando o diagnóstico para a causa mais provável. Assim poderá determinar a melhor forma de tratamento e o método terapêutico mais adequado para o tratamento, baseado no processo patofisiológico.

 

Fonte: www.revistas.ufg.br/index.php/vet/article/view/2695/2728

Técnica de exame transretal em equinos e infraestrutura necessária.

Ultrassonografia aplicadas a reprodução de éguas.

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.