30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Salmonelose em equinos

stockvault-horses115568A salmonela é a causa mais comum de diarreia aguda que acomete os potros. São documentadas quatro síndromes clínicas documentadas clinicamente: infecções inaparentes com estados de portador latente ou ativo; depressão, febre, anorexia, neutropenia sem diarreia ou cólica; enterocolite fulminante ou superaguda com diarreia; e septicemia.

A diarreia acontece geralmente entre 24 a 48 horas antes do pico febril, podendo durar por vários dias. As primeiras fezes diarreicas usualmente são aquosas com partículas de substâncias indigeríveis, odor fétido e coloração verde-amarelada. A salmonelose pode causar um surto de bacteremia, diarreia, choque séptico e morte, principalmente em animais mais jovens que oito dias de idade.

O diagnóstico, o tratamento e o manejo da salmonelose é um desafia para o médico veterinário, devido as diferentes formas clínicas da doença, variando de infecções subclínicas a surtos de colite grave que causam alta mortalidade.

  Fonte: www.revistas.ufg.br/index.php/vet/article/view/2695/2728   Saiba como realizar um exame clínico do sistema digestório em equinos. Anatomia e fisiologia do sistema digestório dos equinos.

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.