Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Salmonelose em equinos

stockvault-horses115568A salmonela é a causa mais comum de diarreia aguda que acomete os potros. São documentadas quatro síndromes clínicas documentadas clinicamente: infecções inaparentes com estados de portador latente ou ativo; depressão, febre, anorexia, neutropenia sem diarreia ou cólica; enterocolite fulminante ou superaguda com diarreia; e septicemia.

A diarreia acontece geralmente entre 24 a 48 horas antes do pico febril, podendo durar por vários dias. As primeiras fezes diarreicas usualmente são aquosas com partículas de substâncias indigeríveis, odor fétido e coloração verde-amarelada. A salmonelose pode causar um surto de bacteremia, diarreia, choque séptico e morte, principalmente em animais mais jovens que oito dias de idade.

O diagnóstico, o tratamento e o manejo da salmonelose é um desafia para o médico veterinário, devido as diferentes formas clínicas da doença, variando de infecções subclínicas a surtos de colite grave que causam alta mortalidade.

  Fonte: www.revistas.ufg.br/index.php/vet/article/view/2695/2728   Saiba como realizar um exame clínico do sistema digestório em equinos. Anatomia e fisiologia do sistema digestório dos equinos.

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.