Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como acontece a reprodução equina

EguaO instinto de reprodução dos equinos surge aproximadamente por volta dos 18 meses de vida. É preciso destacar que a reprodução de animais jovens não é recomendada, pois a égua fecunda na fase de crescimento até os 30 meses, retira o alimento que auxilia na formação do feto do próprio organismo, assim quando a gestação ocorrer muito cedo pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Nos machos a idade recomendada é a partir do 3 anos e nas fêmeas varia de 3 a 5 anos, para reprodução.

Quando a égua entra em cio ocorrem modificações nos órgãos genitais é notado à congestão e o edema do ovário e das mucosas do oviduto, do útero, da vagina e da vulva. Também o colo do útero relaxa e libera um muco, que pode ser estriado, de sangue, escorre pela vagina e pela vulva, e pelo odor característico o macho é atraído.

A fêmea fica inquieta, nervosa, intratável, com os olhos brilhantes, cauda levantada, perde o apetite, urina com mais frequência, emite pequenos jatos de urina e movimenta o clítoris. Os lábios da vulva ficam mais inchados do que o normal.

O cio tem duração média de 10 a 12 dias. Quando a cobertura é feita no início é negativa, assim é bom esperar que o cio fique mais acentuado, podendo ocorrer novas coberturas a cada 2 dias, até o final do período.

A ovulação acontece de 24 a 48 horas antes do término do cio e, o óvulo é fecundado de 6 a 8 horas após ter sido liberado. A vitalidade do espermatozoide é de aproximadamente de 48 horas no trato genital da fêmea. Se a égua não apresentar cio depois de 16 dias provavelmente foi fecundada. O intervalo entre 2 cios consecutivos é de 21 dias.

  Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/cavalo5.html

Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

Curso de Transferência de Embriões em Equinos

 

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.