Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Alimentação equina

Os equinos são animais que possuem dois fatores com exigências nutricionais, são elas as exigências de mantença mais as para as atividades físicas. Elas são aditivas e devem ser preenchidas objetivando manter o peso, a condição corporal e a boa saúde do animal. Uma alimentação inadequada pode ocasionar perda de peso e consequentemente o baixo desempenho animal.

Na adequada dieta alimentar dos equinos é preciso sempre incluir forragens, como bons pastos e fenos, para que o trato digestivo funcione regularmente. Como regra geral pode ser oferecida como forragem 1% do peso vivo do animal. Animais que realizam muitas atividades físicas ou lactantes, é preciso fornecer algum tipo de concentrado, estas mais digestíveis que as forragens.

As regras gerais para a alimentação dos equinos são: oferecer alimento no mínimo duas vezes ao dia; ter consistência na quantidade e no tipo de alimento fornecido, mudanças devem ser introduzidas gradualmente; oferecer sal mineralizado; oferecer água limpa e fresca; fazer a vermifugação; realizar os cuidados dentários; monitorar o peso e condições corporais; garantir exercícios físicos; não permitir que o animal exercitado ainda quente tenha acesso livre à água; observar diariamente os aspectos fisiológicos, como temperatura, pulsação, respiração, entre outros.

Observado qualquer tipo de alteração o médico veterinário deve ser consultado, evitando dessa forma qualquer agravamento e consequente perda do animal.

 

Qual a importância de oferecer uma alimentação equilibrada para o equino? Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos? Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?    Fonte: UFF Adaptação :Escola do Cavalo    

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos (alimentos e alimentação)

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.