Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fisiologia reprodutiva de equinos

As éguas são animais poliéstricos estacionais, uma vez que possuem estação reprodutiva nas estações da primavera e do verão. São três fatores básicos que explicam o caráter estacional dos ciclos estrais: nutrição, temperatura e fotoperíodo.

Na transição do anestro para o poliestro fisiológico, o animal apresentara períodos variáveis de sinais comportamentais de estro sem desenvolver estruturas foliculares significantes ou ovular. Nos períodos de 15 a 16 horas de duração do dia ou de estimulo luminoso, atuam sobre o eixo pineal-hipotalâmico-hipofisário-gonadalintenrropendo a produção de melatonina, que quando liberada pela glândula pineal, irá inibir a produção de gonadotrofina (GnRH) no hipotálamo.

A modulação da frequência e da amplitude da liberação de GnRHinterfere na produção hipofisária e libera os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH). Os receptores ovarianos irão responder ao FSH e ao LH induzindo ao recrutamento, à seleção e à dominância folicular.

O ciclo estral é definido como início com a ovulação (dia 0) e término no dia anterior a próxima ovulação. A média de intervalo entre uma ovulação e outra,na maioria dos animais, é de 12 dias, podendo ser de 18 e 24 dias.

A fase estral (folicular) pode durar de 3 a 7 dias, é dominada por um ou mais folículos pré-ovulatórios grandes, por estradiol-17β (estrógeno) e por sinais comportamentais de cio ou receptividade ao garanhão. O animal irá ovular entre 24 a 48 horas antes dos sinais de comportamentais do cio desaparecer.

Fonte: FAEF

Avaliação de sêmen de garanhão. Saiba mais.

Saiba os principais métodos de reprodução em equideos. Clique aqui.

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.