Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Importância do manejo nutricional dos equinos

Os equinos são utilizados nas mais diversas atividades, como lazer, esporte e competição. Independentemente da atividade praticada pelo animal o objetivo é sempre produzir e desenvolver animais fortes, precoces e versáteis.

A indústria colabora para o desenvolvimento do setor, uma vez que desenvolve inúmeros produtos com a finalidade de desenvolvimento do animal. Como o mercado oferece várias alternativas de alimentação, é preciso que o produtor tenha conhecimento sobre conceitos de manejo e nutrição antes de fazer a escolha dos alimentos que serão oferecidos aos animais.

Como o equino é um animal herbívoro monogástrico, a base da sua alimentação deve conter pastagens nativas ou cultivadas de espécies forrageiras, levando em consideração o sistema digestivo  e os hábitos alimentares. O estômago dos animais é reduzido e junto com o intestino delgado tem a função de realizar a digestão e absorção das porções de concentrado fornecidas, que deve ser fracionado em pequenas porções, dando condições para um melhor aproveitamento a fim de evitar complicações digestivas.

As forrageiras utilizadas precisam levar em conta aspectos relacionados ao clima, solo, palatabilidade, produção de massa e densidade nutricional. É indicado as gramíneas deverão do gênero Cynodon. Como forragem de inverno, o cultivo do azevem em consórcio com leguminosas, como trevo, cornichão e ervilhaca.

Fonte: Portal Puro Trato

descubra os distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar. Clique aqui.

Conheça as características dos insumos mais utilizados na alimentação de equinos. Veja aqui.

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.