Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O que é dente de lobo e como tratar

O dente de lobo se caracteriza por ser um dente vestigial. É considerado o primeiro pré-molar e não apresenta função na mastigação, porém pode ferir as bochechas e língua, e ainda entrar em choque com a embocadura e causar grande desconforto ao animal.

Muitos problemas relacionados à doma e ao comportamento agressivo do animal podem estar diretamente ligados à dor causada por algum problema dentário. A maioria dos dentes de lobo são pequenos e aparentemente inofensivos. Mas, quando o dente nasce no local correto tende a não causar sérios danos somente alguns choques com a embocadura.

O dente de lobo é o primeiro pré-molar, o animal pode ter de 1 a 4 em cada arcada dentária. O dente de lobo deve ser extraído uma vez que causa diversos problemas relacionados à dor e desconforto, assim o principal motivo da extração é o choque com a embocadura durante a montaria.

A manifestação de dor é diferente em cada animal, dentre os sinais, alguns relutam com a cabeça de um lado para o outro, outros negam a virar para um dos lados e as vezes para ambos os lados, uns balançam a cabeça para baixo e para cima, alguns empinam e até caem de costas, outros dão puxões fortes  nas rédeas, tem cavalo que dispara e o outro não da um passo para frente, outros não fazem curva.

Os dentes de lobo devem ser extraídos pelo Médico Veterinário que faz uso de sedação e equipamentos adequados. É importante ressaltar que o procedimento quando não realizado em conformidade é ilegal e infringem todos os procedimentos éticos e profissionais na área da Medicina Veterinária, além de poder causar sérios danos à saúde e bem-estar do animal.

Aprenda mais sobre dente de cavalo e odontologia equina.

Fonte: Portal Dentista de Cavalo

Importância da Odontologia na Equideocultura. Confira aqui.

Farmacologia de tranquilizantes e anestésicos. Veja aqui.

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.