Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Principais doenças que podem acometer os equinos

Os equinos são animais suscetíveis a diversas enfermidades causadas por vírus e por bactérias. Mas, quando são tomados os devidos cuidados as doenças podem ser evitadas. Um dos métodos preventivos é a amamentação dos cavalos recém-nascidos com maior quantidade de colostro possível e, também com a vacinação correta como medida preventiva.

O bem-estar dos animais é possível com a higienização das instalações, combater carrapatos, moscas, mosquitos e demais ectoparasitas, fazendo pulverização com inseticidas, e fazer exames de fezes para verificar a presença de endoparasitos, são também métodos eficientes para combater doenças.

As doenças mais comuns são a cólica, influenza, encefalite e anemia. A cólica acomete o aparelho digestivo ou outros órgãos, e são classificadas como verdadeira ou falsa de acordo com os sintomas. A primeira causa dores na região intestinal e estomacal, que resulta em uma defecação anormal. Já a segunda atinge principalmente o peritônio baço, rins e outros órgãos internos.

Transmitida por um vírus, a influenza ocorre por meio do contato de animais sadios com animais doentes. É uma enfermidade similar à gripe humana, também é chamada de tosse ou gripe cavalar, e é comum em ambientes com a presença de vários animais.

A encefalite é conhecida como falsa raiva ou doença de Aujesky, causada por vírus que acomete o sistema nervoso central, levando a perturbações e sintomas graves, como visão comprometida e perda de peso.

Também causada por vírus, à anemia infecciosa chamada de febre dos pântanos atinge animais de todas as idades, causando febre alta, abatimento e debilidade das patas, sendo transmitida via mosquitos, mutucas e varejeiras.

Fonte: http://www.agroline.com.br/blog/principais-doencas-equinos-agroline/

Saiba como comprar equipamentos veterinários com os melhores preços. Clique aqui!

Saiba como tratar a cólica equina. Clique aqui!

As diferentes etiologias das claudicações e seus diagnósticos. Veja aqui!

 

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.