30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Principais Formas de Armazenamento do Sêmen Equino

A inseminação artificial, quando realizada de maneira correta pelo médico veterinário, pode trazer muitos benefícios, como o aumento do número de descendentes e cruzamentos que podem alterar as características da reprodução equina, gerando ainda vantagens econômicas. 

E os processos genéticos são os mais variados, ou seja, para se realizar a inseminação artificial é possível armazenar o sêmen de três maneiras: fresco, resfriado ou congelado.

Existem prós e contras para cada tipo de armazenagem e cabe ao profissional avaliar o que melhor lhe atenda.

A utilização do Sêmen fresco, por exemplo, é a mais simples e funcional. Ela pode oferecer as melhores taxas de gestação, sendo a principal utilização a intravaginal. O diluente utilizado pode ser o próprio líquido prostático. Caso o volume ou a concentração espermática não seja suficiente para a inseminação, pode-se realizar uma segunda coleta de sêmen para incrementar a amostra.
O volume do ejaculado muda entre as espécies e depende do tipo de coleta. 

Já o Sêmen resfriado, necessita estar na temperatura entre 4º a 5ºC, podendo ser armazenado por um período de quatro a nove dias. Este procedimento reduz o crescimento microbiano, sendo que a refrigeração do material coletado pode ser feita utilizando isopor e gelo, geladeira, câmara ou máquina de resfriamento.

Temos ainda o Sêmen congelado, que permite maior flexibilidade de uso. Porém, é que sofre as mudanças mais drásticas quanto à sua qualidade pós-descongelamento. O sêmen congelado vem sendo muito utilizado na espécie bovina e está em fase de aperfeiçoamento em outras espécies.  A alteração dos espermatozoides após o descongelamento se deve ao grande estresse térmico, mecânico, químico.
Para que o sêmen congelado apresente uma capacidade fértil apropriada quando reaquecida, é muito importante o uso de um bom diluente.

 

Veja procedimentos aplicados na coleta e armazenagem do sêmen equino que resultam na eficácia da reprodutiva. Clique aqui.

Fonte: Espaço do Produtor

Artigos

Clínica e Saúde

Melhoramento genético

Notícias

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.