30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Suplementos usados na alimentação Equina

A alimentação equina pode ser suplementada com alimentos concentrados, alimentos estes que apresentam em sua formulação uma maior quantidade de energia e/ou proteína. Exemplos de suplementos são os cereais e as sementes de oleaginosas.

Os cereais apresentam alto teor de amido, médios conteúdos de proteína e gordura e baixa quantidade de fibra. Os cereais também fornecem pequenas quantidades de cálcio e uma quantidade um pouco maior de fósforo e magnésio. Os farelos obtidos dos grãos apresentam quantidade significativa de oxalatos, substâncias que predispõem às descalcificações, sendo então necessário fazer correções durante a formulação da dieta. Os cereais também oferecem vitaminas, sendo as mais abundantes e as do complexo B, com exceção da B12.

            As sementes de oleaginosas são fontes de proteínas e gorduras. A indústria extrai destas sementes o óleo e o subproduto, farelo, obtido após a extração que é utilizado na alimentação animal.  Os farelos apresentam alto teor de proteína, podendo chegar a 45%, e a composição de vitaminas e minerais são próximos aos dos grãos. A qualidade do suplemento proteico deve ser avaliada, no intuito de se definir o conteúdo de lisina, aminoácido essencial ao crescimento e formação muscular.

Com base nas inúmeras possibilidades de suplementação da alimentação dos equinos, os zootecnistas e médicos veterinários que trabalham diretamente com estes animais devem se preocupar com a qualidade dos alimentos oferecidos. Desta forma, recomenda-se que estes se atualizem com cursos específicos na área de formulação de dietas e rações para equinos, para poder obter o melhor desempenho dos animais.

 

Veja técnicas nutricionais para equinos, que auxiliam na formação da dieta alimentar. Clique aqui.

Fonte: Agrárias

Artigos

Notícias

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.