Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Vantagens e desafios da criopreservação de sêmen equino

Dentre as espécies domésticas, os equinos apresentam o menor índice de fertilidade, devido a isso, desenvolveu-se biotécnicas para o melhor aproveitamento do potencial reprodutivo desta espécie, dentre elas a criopreservação de sêmen.  

A criopreservação de sêmen permite aumentar a disponibilidade de espermatozoides de um único garanhão, pois cada ejaculado ao ser diluído durante o processamento da criopreservação pode originar várias palhetas. Desta forma, um único ejaculado vai permitir inseminar várias éguas. Outra vantagem é a possibilidade de aproveitar ao máximo o sêmen dos garanhões geneticamente superiores, inclusive fora da estação de monta.

O desafio desta técnica é a realização de uma avaliação precisa e confiável da fertilidade do sêmen. Existem técnicas eficazes para avaliar o sêmen, como o sistema de avaliação computadorizado das características seminais (CASA), técnicas de coloração, sondas fluorescentes. Estas técnicas exigem um laboratório bem equipado e pessoal treinado, fazendo delas técnicas trabalhosas e caras.

O médico veterinário que trabalha na área ou que deseja trabalhar deve se atualizar e especializar por meio de cursos na área, porque uma das formas de vencer a ausência de técnicas eficazes de avaliação de sêmen é treinar os olhos com a ajuda de profissionais gabaritados. Além disso, os cursos podem atualizar e transmitir os melhores e mais eficazes métodos de criopreservação do sêmen equino.

Veja técnicas de coleta e avaliação do sêmen de garanhão e seu uso na inseminação artificial. Clique aqui.

Fonte: UNB

Artigos

Melhoramento genético

Notícias

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.