Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A Importância e os Tipos de Ferraduras para o Cavalo

Os cuidados de um cavalo devem começar nos cascos, por isso, a opção e pelo uso de ferraduras, bem como a escolha de seus variados tipos são fundamentais para o bem estar e saúde do animal.

Este item remete ao século II A.C, sendo que deste então não sofreu mudanças tão bruscas no que diz respeito eu sua forma e material. Afixados em formato de U nas patas do cavalo, tem como objetivo principal proteger as solas dos cascos dos impactos, principalmente ocasionados em terrenos mais duros, como os de pedras.

Mesmo assim, apesar desta necessidade, muitas vezes o seu uso é preterido por alguns criadores, causando um mal a estrutura do casco do animal. A ferragem, portanto, é uma base essencial para suportar o peso do animal e proporcionar melhor bem-estar na locomoção.  

Existem vários tipos de ferraduras, com materiais distintos e voltados para as finalidades especificas do animal. As convencionais, por exemplo, são feitas de ferro, manualmente por algum ferreiro, e podem ser encontradas nas tradicionais casas do ramo. Sua numeração vai de 0 a 5. Já as de alumínio, industrializadas, com ligas especiais, possuem a vantagem de ser muito mais leve que a de ferro, proporcionando menos esforço ao animal, sobretudo nos esportes. Entretanto, sua durabilidade é menor.

E por fim, as ferraduras de plástico, que podem ser especificamente moldadas para cada tipo de animal, geralmente mais novos. Não se recomenda o seu uso para animais que praticam esportes equestres, por não servirem para este fim específico.

Nunca deixe, entretanto, de contar com um profissional capacitado para indicar e afixar, de forma correta, a ferradura em seu animal, pois o procedimento feito de maneira equivocada pode causar sérias lesões no casco do animal, incluindo infeções mais graves.

 

Veja quais cuidados podem ser aplicadas em caso de lesões nos cascos dos cavalos. Clique aqui.

Fonte: Equinocultura

Artigos

Clínica e Saúde

Curiosidades

Esporte equestre

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.