Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Exigências para realização do transporte de cavalos

O criador de equinos precisa estar atento às regras e procedimentos para realizar o transporte de seus animais. São exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Decreto nº 5.741 de 30 de março de 2006) e que, se não forem obedecidas, resultam em multas pesadas. Desta maneira, é necessário estar munido dos documentos corretos durante o trajeto. O documento oficial se chama Guia de Trânsito Animal (GTA). Nele constam dados como destino, condições sanitárias e o objetivo do transporte do equino.

Um dos motivos deste rígido controle, de acordo com o órgão público competente, é o controle das doenças.

Sendo assim, o criador deve estar atendo as estas exigências, sendo que há diferenças de estado para estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, é necessário que se porte o exame negativo da Anemia Infecciosa Equina, certificado de vacinação de gripe dentre outras possíveis doenças do estado de origem. Já no Mato Grosso do Sul, caso o proprietário não possuir estes documentos acimas citados, ele é punido com multa e processo. 

Há ainda na necessidade de se ater as normas de segurança e bem estar do animal durante o transporte, com vistas à preservação da integridade física e saúde do animal.

Os criadores de cavalos precisam estar devidamente informados sobre estas e outras recomendações, para que a viagem transcorra sem maiores problemas. Para maiores duvidas, é recomendável consultar a Agência de Defesa Agropecuária local ou buscar o conhecimento a respeito do tema. 

 

O comportamento do animal conta muito para se ter um  transporte tranquilo e sem transtorno. Veja técnicas de adestramento para esses casos. Clique aqui.

Fonte: Terra

Áreas

Artigos

Clínica e Saúde

Curiosidades

Esporte equestre

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.