Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ultrassonografia Aplicada à Reprodução Equina

Antes do início da utilização da ultrassonografia em medicina veterinária, a avaliação do aparelho reprodutivo das éguas, estava limitada à palpação retal e outras técnicas invasivas. As limitações destes procedimentos, embora ainda usuais, são evidentes.

Desta forma, a ultrassonografia aplicada à reprodução vem ganhando mais espaço, por possibilitar vantagens e maior exatidão acerca do conhecimento das estruturas internas do animal, como por exemplo, o diagnóstico precoce da gestação em poucos dias.  

O exame, não invasivo, permite detectar, ainda, alterações morfológicas e anatômicas, normais ou patológicas, dos tecidos moles ou órgãos explorados, associadas a eventos fisiológicos.

É uma das melhores técnicas e representa profundos avanços no campo da medicina veterinária, com ênfase à reprodução animal, proporcionando segurança tanto para o animal como para o operador.

A tecnologia da ultrassonografia se baseia na produção de imagens pelo uso de ondas sonoras de alta frequência, sendo o exame, frequentemente utilizado para várias finalidades, como por exemplo: Estudo da fisiologia ovariana e uterina durante o ciclo estral e gestação, avaliação das gônadas do macho e estruturas de acesso pélvico, auxílio no diagnóstico de alterações patológicas de útero e ovário, avaliação ginecológica de animais destinados a doadores de embriões, diagnóstico de gestação precoce, monitoramento da gestação inicial para verificação de perdas embrionárias, dentre outros.

 O conhecimento a respeito das particularidades de sistemas de ultrassonografia, assim como o das propriedades dos órgãos e tecidos a serem examinados, é, portanto, fundamentais para que um exame obtenha êxito.

 

Veja as técnicas da ultrassonografia e a palpação trasnretal. Clique aqui.

Fonte: Embryohorse

Áreas

Artigos

Clínica e Saúde

Curiosidades

Notícias

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.