Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Laminite: o que é?

O aparelho locomotor dos equinos pode ser acometido por uma patologia denominada de laminite. Esta patologia atinge todas as raças, sendo os cavalos Quarto de Milha, Árabes, e PSI os que apresentam maior incidência.

Esta patologia está associada a uma alteração da vascularização periférica do casco levando a uma necrose isquêmica das lâminas epidérmicas desencadeando um processo inflamatório e muita dor.  Mesmo sendo uma patologia cujos sintomas estão restritos ao casco, ela na verdade tem origem em um distúrbio metabólico sistêmico.

A falange distal se mantem estável no casco devido à adesão entre as lâminas dérmicas do casco e as epidérmicas da falange, e ao mesmo tempo, o tendão flexor traciona a falange caudalmente. As mudanças na vascularização das lâminas epidérmicas alteram a fixação da falange distal à parede do casco, e com isso, o tendão flexor rotacional a falange.

Dentre os principais motivos que predispõem a esse problema estão à alimentação com excesso de carboidratos; a ingestão de grande quantidade de água fria após trabalho que poderá causará uma gastroenterite e consequente alteração da defesa intestinal; o trabalho em excesso sobre piso duro para animais sem condicionamento; as doenças intestinais que causam inflamação das paredes intestinais levando a uma endotoxemia; dentre outras.

A laminite é considerada uma emergência e seu tratamento é com uso de gelo nos membros afetados, anti-inflamatórios, anticoagulantes, alimentação balanceada, entre outros. Os médicos veterinários devem estar atentos aos fatores como alimentação, fazendo uso de uma dieta equilibrada, exercícios controlados e patologias relacionadas no intuito de prevenir a ocorrência da laminite.

 

Veja nutrientes que podem ser aplicados na dieta dos equinos para auxiliar no tratamento da laminite. Clique aqui.

Fonte: Cavalos do Sul

Artigos

Clínica e Saúde

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.