Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Transporte de Sêmen Equino para Inseminação Artificial

O uso de biotecnologias vem ajudando o setor de equideocultura em muitos sentidos.  Dentre as biotécnicas, a inseminação artificial (IA) é a mais difundida, pois permite a um único garanhão deixar centenas de descendentes em vários lugares sem mesmo sair de sua propriedade.

Para que a inseminação ocorra o sêmen deve ser colhido, processado e transportado. O método mais usado de preparo do sêmen para transporte é o resfriamento-refrigeração, onde o sêmen é mantido em caixas isotérmicas contendo uma fonte de frio e a perda de temperatura ocorre de forma passiva. O sêmen resfriado é mantido a temperatura de 15-20ºC, enquanto que o refrigerado a temperatura de 4-6ºC.

A redução da temperatura auxilia na conservação da qualidade seminal por diminuir o crescimento bacteriano e reduzir o metabolismo espermático, possibilitando que este sêmen seja usado entre 1 a 48 horas após a diluição. O recipiente de resfriamento ou refrigeração é o mesmo a ser usado no transporte. E durante o transporte o recipiente contendo o sêmen não deve ser mantido em locais onde a temperaturas externa influencie na curva resfriamento.

A IA é uma biotécnica viável se conduzida de maneira séria e conforme literatura. Recomenda-se aos profissionais que trabalham ou querem trabalhar com a IA que estejam sempre se atualizando por meio de cursos na área porque estão sempre surgindo resultados de pesquisas que mostram ser possível melhorar ainda mais os resultados.

 

Veja técnicas de coleta e avaliação do sêmen equino. Clique aqui.

Fonte: Acadêmica

Áreas

Artigos

Melhoramento genético

Notícias

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.