Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Particularidades do Cavalo Pampa

Uma das características que difere o cavalo pampa das demais raças é, sem dúvida, os tipos de pelagens malhadas, quase sempre o branco mesclado com outra cor, andamento marchador, dócil e confortável, além do porte, musculatura definida e expressão vigorosa. Tais qualidades, desencadeadas pelo seu padrão genético, são muito admiradas inclusive no exterior.

O animal vem cada vez mais conquistando criadores de todo o mundo pelo fato de ser um dos animais preferidos para atividades de lazer, como enduros equestres, cavalgadas, dentre outras.

No Brasil não se tem informações específicas sobre a data de sua origem, porém, há indícios de que foi trazido por colonizadores portugueses e holandeses, estes últimos na ocasião da invasão de Pernambuco.

Outra particularidade do animal é o seu nome, ou seja, o “Pampa” remete ao século XIX, durante a batalha dos Farrapos, quando estes cavalos, inicialmente conhecidos como tobianos, acabaram sendo chamados no restante do Brasil como “cavalos pampa”, em referência a geografia do Rio Grande do Sul. 

No Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa (ABCPampa) desempenha um relevante papel de incentivo e promoção da raça. Fundada em 02 de agosto de 1993, por Márcio de Andrade e demais colaboradores, a instituição acolhe centenas de filiados, promove exposições, concursos, além de informações pertinentes para a criação dos cavalos de seus associados.

 

Veja formas de adestramento e técnicas para apresentação de marcha dos cavalos pampa. Clique aqui.

Fonte: abcpampa

Artigos

Curiosidades

Esporte equestre

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.