Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O cuidado com os olhos dos equinos

Muitos criadores de equinos deixam de cuidar de uma das principais partes do corpo do animal, privilegiando outras, por total desconhecimento. O olho do cavalo merece também toda a atenção, sobretudo pelo fato de ser o maior dentre os animais terrestres e, por isso, suscetível a todos os tipos de infortúnios, como lesão, infecção e doenças.  

No dia a dia é necessário, portanto, o cuidado com a higienização desta parte do animal. Um dos procedimentos mais usuais e básicos é passar algodão ao redor dos olhos, com cuidado, para retirar parte das secreções e impurezas.

As condições das instalações do animal podem fazer a diferença na saúde dos olhos. Importante que o local contenha sombra, para se evitar excessiva exposição ao sol. O uso de repelentes ou tela de proteção contra moscas pode também ser ótimas opções.

Há alguns sinais nos olhos podem soar como alerta e precisa, portanto, ser analisados com cuidado, como inchaços, olhos vermelhos, pupila dilatada, secreções de cor amarela, olhar vesgo, muitas lágrimas, dentre outros.

 Tudo isso pode revelar alguma doença, como glaucoma, conjuntivite, ulceração da córnea, ou mesmo algum trauma. Sendo assim, o diagnóstico destas, realizados o quanto antes, podem facilitar o tratamento e a cura.

Por isso é sempre importante contar, como procedimento básico, com visitas esporádicas de um médico veterinário especializado no tema, que fará exames oftalmológicos minuciosos para comprovar ou não as doenças.

 

Os cuidados são indispensáveis na criação de cavalos, o produtor deve estar atento a qualquer sinal. Saiba mais.

Fonte: Winner Horse

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.