Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Dentição dos cavalos

Cuidar da dentição do cavalo é uma necessidade tão importante quanto qualquer outra relacionada à saúde do animal. Sendo assim, o criador deve ter uma atenção e conhecimento básico acerca desta parte do corpo, monitorando sempre que possível, verificar se há algum sangramento, irritação na gengiva, dentre outros, até a chegada de um profissional, que fará exames mais aprofundados com o intuito de verificar ou não alguma anormalidade.

Tal como os humanos, os cavalos tem uma dentição específica, sendo que nestes animais esta região permite distinguir machos e fêmeas. Geralmente, o cavalo adulto macho possui 40 dentes, enquanto uma fêmea chega a 36, por não ter caninos.

Ao todo os cavalos passam por sete fases de crescimento dos dentes, que se modificam ao longo dos anos, sobretudo por conta dos desgastes.

São características dos potros terem dentes mais curtos e arredondados, enquanto dos adultos longos e afiados, além de largos na extremidade, para que seja possível triturar melhor os alimentos, como as ervas.

É geralmente na última fase de crescimento, a sétima, que os dentes dos cavalos começam a apresentar mais problemas, sendo alguns só passíveis de serem solucionados por meio de cirurgias.

 

O médico veterinário para ter um diagnóstico concreto da saúde bucal do animal deve estar atualizado na área da odontologia equina. Saiba mais.

Fonte: Mundo Equino

Áreas

Clínica e Saúde

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.