Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Características dos pôneis

Os pôneis são cavalos bem pequenos, apelidados de “cavalos em miniatura”. Entretanto, o fato de serem menores, não quer dizer que possuem alguma anomalia, ou seja, não são cavalos anões, sendo a estatura apenas mais um dos atributos da raça.

Os animais adultos geralmente não ultrapassam 1,36m, sendo que as raças mais conhecidas, sobretudo na Europa, são os astúrias, pónei de gales e o pónei Shetland. São também chamados de “pôneis de pedigree”.

É um animal bastante dócil e amigável, características já observadas nos registros de seus primórdios, quando nos séculos XVII e XVIII, eram oferecidos como presentes para reis e imperadores. Estes, por sua vez, utilizavam os animais para iniciar seus descendentes na arte da equitação.

Para preservar a espécie, produtores tentam desenvolver pôneis cada vez menores, por conta de um acompanhamento genético. Aliás, o Piquira e o pônei brasileiro são exemplos de raças desenvolvidas no país.

Alguns tipos de pôneis são mais propícios para a montaria, outras para o trabalho de tração, dependendo do porte físico de cada um.

No Haiti, por exemplo, pôneis são utilizados para o turismo, como montaria para centenas de visitantes de todo o mundo, os quais passam a conhecer a belezas do local através do animal. 

No esporte, os pôneis são usados para as partidas de polo, apesar de serem um pouco maiores que os animais tradicionais. Mesmo assim são considerados pertencentes a esta raça.

A Grã-Bretanha é, sem dúvida, o país com o maior número destes animais, com características únicas, motivo pelo qual vem sendo preservado ao longo dos séculos.

 

Com a inseminação artificial ficou ainda mais propício o melhoramento genético dos pôneis. Saiba mais.

Fonte: Mundo entre Patas

Áreas

Melhoramento genético

Notícias

Raças

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.