Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cólica por torção

Uma alteração no trato digestivo do animal e que causa grandes dores abdominais por conta das afecções. Esta é a cólica equina ou cólica por torção, considerada uma anormalidade, não uma doença, potencializada em grande parte por causa da alimentação desbalanceada, embora existam outros fatores.

A Cólica Equina pode ser primária ou secundária. Na primária ocorre a distensão do estômago ou do intestino, por conta de espasmos na região ou excesso de movimentos peristálticos. Na secundária, a causa quase sempre está atrelada a outros órgãos, como baço, rins etc. E é exatamente neste caso que ocorrem as cólicas por torção gástrica, quando o intestino fica numa posição anormal do abdômen, podendo muitas vezes “torcer”, como o próprio nome diz. É uma das causas mais dolorosas de cólica equina, impondo muito sofrimento para o animal.

Estes são apenas alguns dos exemplos dos múltiplos motivos de cólica equina, sendo que o primeiro sinal clínico evidencia-se na inquietação do animal, potencializada pelas crises e dores. Nestas situações, os animais passam a raspar o chão em demasia, deitar de costas, urinam com mais frequência, dentre outras manifestações.  

É necessário, que seja feito o diagnóstico o quanto antes, para que o tratamento tenha o efeito desejado. Aliás, o tratamento, visa eliminar a causa e aliviar a dor. Por isso, será o médico veterinário quem irá determinar o melhor caminho para a cura ou se será necessário intervenção cirúrgica.

Um dos principais itens de prevenção passa pela atenção ao manejo alimentar adequado, mantendo a atenção no fornecimento de alimentos em dosagens certas e que possam ser bem digeridos pelo intestino do equino.

 

Saiba interpretar o estado clínico do animal e quais medidas preventivas podem ser aplicadas. Clique aqui.

Fonte: InfoEscola

Clínica e Saúde

Notícias

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.