30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Poliartrite em Potros

Poliartrite dos potros é uma doença que atinge as articulações e pode ser classificada em dois tipos, variando de acordo com o período de surgimento, dentre outras características.

A primeira delas é a Septicemia do recém-nascido. Neste caso a enfermidade é causada pela bactéria shigella equirulis, e aparece geralmente dentro de dois a três dias após o nascimento do animal, encontrando um ambiente propício no organismo que ainda não está totalmente imunizado, em virtude de pouco tempo de ingestão do colostro. A contaminação se dá por via oral e umbilical, sendo que durante a vida uterina as chances de contrair a doença são baixas.

Outra modalidade da doença é a Septicemia tardia que é causada pela bactéria strepcoccus pyogenes, sendo que os primeiros sintomas podem ocorrer somente depois de aproximadamente 15 a 20 dias. Tem como via de entrada principal a umbilical ou durante a vida uterina.

Ambas as doenças atingem as articulações dos quatro membros, provocando intensas dores. O animal, diante desta situação, permanece prostrado, com febre, tremores musculares, e ficam sem mamar, tendo com isso a saúde bastante comprometida. Há também alterações no formato das articulações, com inchaços e desvios, é constata a presença da diarreia, o que pode causar desidratação, sendo que casos mais graves pode levar o animal a óbito.

Nestes primeiros sinais, é preciso chamar logo um médico veterinário, que fará os exames necessários para a detecção da doença. Já o tratamento passa por injeções intra-articulares, a base de antibióticos, repousos e até mesmo cirurgias, dependendo de cada caso, sendo que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais chances do animal ter a sua vida restabelecida.  

 

O profissional ao diagnosticar e prescrever o tratamento para animais com essa enfermidade deve estar atualizado na área.  Saiba mais.

Fonte: Recanto Animalia

Clínica e Saúde

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.